sábado, 30 de março de 2013

Sexta-feira da Paixão em Itapiúna

Ontem, dia 29, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição celebrou a Paixão 
e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. 
Na ocasião aconteceu a celebração, que foi dividida em três partes: a primeira é a leitura da Sagrada Escritura, incluindo-se e a oração universal; a
segunda é a adoração da Santa Cruz e a Terceira é a comunhão Eucarística, juntas formam o memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor. Adoração à Santa Cruz significa adorar a Jesus que foi pregado
na Cruz através do toque concreto que faziam naquele madeiro onde Jesus foi estendido e que foi banhado com seu sangue.
"A Cruz de Jesus é a palavra com a qual   Deus respondeu ao mal do mundo. Às vezes, parece que Deus não responde ao mal, que fica emsilêncio.
Mas, na verdade, Deus falou, respondeu, e a sua resposta é a  cruz de Cristo: uma palavra que é amor, misericórdia, perdão. A palavra da cruz é também a resposta dos cristãos ao mal que continua a
agir ao redor de nós. Os cristãos devem responder ao mal com o bem, pegando para si a cruz", Papa Francisco.
Logo após a celebração, foi realizada a encenação da via sacra pelas principais ruas de Itapiúna. As 14 estações da via sacra: 1ª Estação - Jesus é condenado à morte; 2ª Estação - Jesus toma a cruz aos ombros; 3ª Estação - Jesus cai por terra; 4ª Estação - Jesus encontra-se com sua mãe; 5ª Estação - Cirineu ajuda a carregar a cruz; 6ª Estação - Verônica enxuga o rosto de Jesus; 7ª Estação - Jesus cai pela segunda vez; 8ª Estação - Jesus consola as  mulheres piedosas; 9ª Estação - Jesus cai pela terceira vez; 10ª Estação - Jesus é despido das suas vestes; 11ª Estação - Jesus é pregado na cruz; 12ª Estação - Jesus morre na cruz; 13ª Estação - O corpo de Jesus é depositado nos braços da mãe e a 14ª Estação - Jesus é depositado no sepulcro. Finalizando Jesus ressuscitou para vida eterna.
            Marcelino Martins

Meus caríssimos na sexta-feira santa a Igreja celebra o mistério da morte de Jesus na cruz. " Um dos soldados traspassou-lhe o lado com a lança e logo saiu sangue e água" ( Jo 19,34). Jesus, no tribunal de Pilatos, recebe a sentença de morte. Sai, toma a cruz sobre si e caminha para o lugar da crucificação. Jesus faz seu caminho dificultoso entre a multidão que se achava ali para a festa da Páscoa. Alguns dentre eles eram pessoas curiosas na verdade nem se quer sabiam quem era o condenado; outros, principalmente algumas mulheres, fazendo lamentações por Jesus que as havia beneficiado com a palavra, o carinho, as curas... Acompanhemos ao longo do caminho os passos de Jesus, alguns tombos devido o peso do madeiro. Um corpo maltratado, sem ter tido tempo e condições para repousar, estende-se ao solo. Foi humilhado. Sofreu violência, agressões por palavras e ações por aqueles que eram encarregados do cortejo para o sacrifício. Jesus é servo sofredor como profetizou Isaías: " Maltratado, suportava, não abria a boca; como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha muda diante do tosquiador, não abria a boca" (Is 53). No calvário, faz o último despojamento de si mesmo: entrega suas vestes, entrega suas mãos para serem cravadas no madeiro, entrega sua mãe ao discípulo amado e, nele, a toda a humanidade, e num grande suspiro entrega ao Pai seu espírito. Tudo está consumado. Tudo foi cumprido em fiel obediência aos planos de Deus Pai.  Aspectos simbólicos e celebrativos:
1. Cor vermelha: A cor litúgica da sexta-feira santa é o vermelho. expresa a realeza de Cristo, vencedor da morte.
2. Prostração e silêncio: O presidente da celebração e os ministros dirigem-se ao altar em silêncio, sem canto. Feita a reverência ao altar, o sacerdote e os ministros se prostam. Esse gesto expressa profundo respeito diante do mistério da morte de Jesus e a tristeza dolorosa da comunidade cristã. Enquanto o sacerdote e os ministros estão prostados, os fiéis permanecem ajoelhados e oram em silêncio.
3. Narrativa da paixão: a história da paixão segundo joão é lida ou cantada por pessoas que fazem a parte do narrador, do povo e de Cristo (esta é reservada de preferência ao sacerdote).
4. oração universal: Estas preces são herença que recebemos da antiguidade. Pela amplidão prevista de intenções, elas querem expressar o alcance universal da paixão de Cristo.
5. Adoração da cruz: O crucifixo que será mostrado ao povo seja suficientemente grande.
6. Desnudação da altar.
7. Cântico apropriados para a celebração da paixão do Senhor
8. Via-sacra e outros exercícios piedosos: Nós realizamos a via-sacra que foi conduzida por nossos jovens da Pastoral juventude e grande número de fiéis, que andamos nas principais rua de Itapiúna, seguindo a via dolorosa e os passos de Jesus rumo ao Calvário. 
Padre Antonio Firmino Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário